Duvidas Profissionais

A rapidez da evolução das técnicas e matérias traz constantemente duvidas aos profissionais que atuam nas diversas áreas. Gostaríamos de compartilhar parte dos nossos conhecimentos adquiridos em congressos e cursos dos quais participamos frequentemente. O nosso objetivo é a melhoria da qualificação profissional e da valorização do dentista perante a sociedade.

A placa macia é uma boa indicação para protegermos do Bruxismo?

Não! Absolutamente! As placas macias induzem a uma hiperatividade muscular (Sérgio Feitosa, 1984, Arq. Centro Estudos UFMG) A placa lisa rígida de mordida é a mais indicada.

O ajuste oclusal pode reduzir o Bruxismo?

Não! O bruxismo, ou atividade parafuncional não é evitada pela ação relação cêntrica para habitual. A prova é que pacientes que se encontram em R.O.C apresentam o Bruxismo da mesma forma. A atividade parafuncional é uma mensagem do sistema nervoso central. Observamos que os pacientes que apresentam um alto índice de stress emocional apresentam uma maior atividade parafuncional.

O que é Abfração?

É o estouro de prismas de esmalte na junção cimento-esmalte, provocado por forças mecânicas laterais. É muito comum às observávamos em pré-molares. Não podemos confundi-las com as recessões gengivais.

O que nos usamos para proteger a cabeça dos parafusos de próteses implantodôndicas?

Evitamos proteger utilizando-se de algodão por ser um material orgânico e leva a um odor posteriormente. Sugerimos o uso da guta-percha ou veda rosca ( PVC; Teflon) condensados com um condensador de amálgama e posteriormente vedados com resina.

O que fazer com a guia quando o canino é substituído por implante?

Manteremos a guia lateral pelo canino dando preferência pela utilização de uma prótese parafusada sobre um intermediário. Devemos ajustá-la de forma que o movimento seja suava (concavidade platina) e que gere menor desoclusão possível.

O Procera é uma coroa melhor do que a Inceram?

Esta é uma pergunta freqüente, mas mal formulada.Todas as duas são próteses livres de metal feitas pelo mesmo material, mas confeccionadas por técnicas diferentes. Uma usa a imagem scaneada do computador (que pode incorporar erros) e a outra é feita sobre um troques refratário. Ambas apresentam melhores qualidades estéticas se comparadas as metalocerâmica.

O protocolo é indicado para todos os casos de pacientes que perderão os dentes?

Não! Se a reabsorção óssea for pequena não teremos espaço suficiente para os intermediários barra, base acrílica e dentes. Existem casos em que a prótese fixa metalocerâmica seria a melhor opção.

Recomendações para pacientes que acabaram de receber a Placa:

Informações aos pacientes
A placa de mordida que você recebeu serve como um auxiliar na redução da tensão muscular, diminuição dos sintomas na articulação, proteção para dentes c/ou para mantê-los em uma posição determinada. A seguir você verá uma lista de cuidados referentes à sua placa.
A placa deve ser usada regularmente como foi instruído.
O fluxo de saliva aumentará durante as duas primeiras semanas, aproximadamente, de uso da placa. Isto é normal.
Cada vez que a placa é colocada sobre os dentes, você a sentirá apertada por alguns minutos. Isto é normal.
Cada vez que a placa é removida da boca, você poderá sentir sua mordida diferente por alguns minutos. Isto é normal.
Quando a placa não é para ser usada por mais de 1 a 2 horas, ela deve ser guardada em meio unido. Coloque-a em um copo com água ou a embrulhe em um papel-toalha molhado.
Controles periódicos devem ser feitos para o ajuste e a adaptação de sua placa. Se você não puder comparecer ás consultas, não use sua placa por mais de 4-6 meses sem ter sua adaptação e ajustes realizados.
Sua placa deve ser mantida tão limpa quanto seus dentes. Mau hálito ou gosto ruim mostram que você está negligenciando na limpeza. Escove sua placa com escova e creme dental após cada período de uso.
Você pode ter dificuldade de pronunciar certas palavras quanto a placa é usada pela primeira vez. Em pouco tempo sua fala voltará à quase normalidade. Para ajudar, pratique a leitura em voz alta de jornais, livros em casa.
Você não deveria morder ou apertar continuamente sua placa. Ela foi feita para lhe ajudar a relaxar e não para exercitar seus músculos.

Recomendações para utilização de Dentaduras:

A dentadura inferior leva, geralmente, 4 vezes mais tempo para acostumar do que a superior.
Não coma porções grandes no princípio. Divida os alimentos em pequenas porções.
Você terá dor e desconforto no princípio. Se calos ou pontos dolorosos surgirem, procure o dentista
Coma somente alimentos macios e cremosos nos primeiros dias; à medida que for progredindo, com alimento mais sólido, mastigue vagarosamente e por igual, a fim de se acostumar a controlar a dentadura e a pressão das gengivas ao morder.
Use a dentadura permanentemente, mesmo durante a noite, pelo menos no início.
Lembre-se que os tecidos bucais se alteram, não acontecendo o mesmo com a dentadura. É importante visitar o seu dentista regularmente, para uma verificação geral da sua dentadura. Poderá, com o tempo, ser tão importante trocá-la, como foi no começo fazer a original. Lembre-se que o tempo de duração de uma prótese total, por mais bem feita que ela tenha sido, é de 05 anos.
Limpeza absoluta da Prótese Total
Para evitar mal cheiro na PT, coloca-se em 01 copo d’água com uma colher de chá de água sanitária durante a noite.
Para remoção de tártaro, coloque-a em 01 copo de vinagre branco por 01 noite.
Use uma escova macia para escovar as próteses, a língua, gengiva e céu da boca.
É aconselhável o uso de soluções adstringentes (cepacol, lysterine, etc.) para redução de bactérias, fungos, e refrescar a boca.
Se a prótese exala mau cheiro, coloque-a em ½ copo com água e 01 colher de chá de cloro por ½ hora.
A indicação de um reembasamento é mais comum quando da confecção de uma prótese imediata, e deve ser anteriormente explicada ao paciente, quando da fase de exames, diagnóstico e prognóstico.
O reembasamento pode ser parcial que é muito comum quando verificamos pequenas falhas sob o ponto de vista da retenção, e não estabilidade e total que é realizado quando, por diversos motivos, a área basal está diferente da área interna da prótese e até o problema econômico, hoje em dia, pode indicar um reembasamento..