Duvidas Pacientes

Nesta sessão apresentamos respostas a duvidas mais frequentes dos pacientes com relação aos procedimentos odontológicos.

O que são implantes dentais?

Os implantes são estruturas de titânio, que se assemelham as raízes dos dentes naturais, fixadas na maxila ou mandíbula; possibilitando assim, a confecção de coroas ou pontes, parafusadas ou cimentadas a eles. Os implantes permitem conforto, eficiência mastigatória, e o mais importante segurança no convívio social.

Implantes apresentam rejeição?

Não. Os implantes são confeccionados em titânio que por sua vez apresentam biocompatibilidade cientificamente comprovada. Entretanto a TX de sucesso dos implantes dentais está em torno de 92%, sendo, pois uma técnica segura e previsível. Perdas eventuais podem acontecer associadas a infecção, falta de controle da higienização, sobrecargas na mordida.

Sou fumante! Posso fazer implante?

Assim como o cigarro leva a perda de dentes também concordamos com a lógica de pensamento que o cigarro venha contribuir com a perda dos implantes dentais. Com certeza FUMAR ESTÁ FORA DE MODA!

A TV diz que implantes e próteses são feitos em um dia só! Isto é possível?

SCuidado! Muito Cuidado! Os trabalhos baseados em evidências cientificas afirmam que os implantes dentais são feitos em 2 etapas. A 1ª etapa (cirúrgica) leva um tempo de 4 a 6 meses para osseointegração (fixação do implante do osso). Somente após essa fase podemos realizar a prótese. Atualmente alguns casos específicos são escolhidos para a famosa carga imediata. Não se deixe levar pelo imediatismo dos resultados. Seja prudente, e confie no profissional que lhe assiste! DENTISTA BOM NÃO PRECISA DE PROPAGANDA NA TV!

É muito sofrimento na cirurgia, doutor?

Não! Se realizarmos um bom exame antes das cirurgias, medicamos previamente o paciente, evitamos com isso desconfortos pós-operatórios. Dói menos colocar um implante do que extrair um dente.

É prejudicial extrair o dente e colocarmos implante?

É claro que não! Se a raiz estiver íntegra, devemos mantê-la e realizamos uma coroa sobre ela. Se realmente não tivermos sustentação ideal para raiz ou esta não apresentar-se em boas condições extrairemos o dente. Muito cuidado com o profissional escolhido.

Como o implante é de titânio e não é atacado pela cárie posso evitar escovar os dentes?


Não! Os tecidos em torno dos implantes precisam ser mantidos saudáveis. A higienização em torno deles são imprescindíveis para seu sucesso a longo prazo. O tártaro em volta dos implantes pode levar a inflamação com conseqüente perda óssea e futura perda do implante.

Sou safenado, posso fazer implantes?

É claro que sim. São poucas as contra indicações do tratamento. Listaremos a seguir as contra indicações:

Doenças Sistêmicas (auto-imune) graves

Pacientes com câncer ou que estão sendo tratados da patologia.

Diabetes não controlados

Pacientes que não terminaram seu desenvolvimento (abaixo de 15-16 anos)

Grávidas

Dependentes químicos

Fumantes inveterados


Se perder um implante, nunca mais poderá fazer outro?

Sempre digo 2 coisas aos pacientes que eventualmente perderam um implante:

Uma ruim! Você perdeu o implante?

Uma boa! Esperamos o período de cicatrização, avaliaremos novamente as condições anatômicas da área e remarcaremos a data da nova cirurgia!


O que é um ajuste oclusal?

Existem várias formas de ajusta oclusal. Podemos acertar a oclusão por cirurgias ortognáticas, ortodontia, reabilitação oral e desgaste seletivo. Uma oclusão sempre deverá ser ajustada previamente, em crianças (ortodontia; cirurgia) e adolescentes. Já nós adultos devemos avaliar a questão custo biológico/beneficio e ai sim tomarmos a decisão por qual caminho seguir.

Qual tipo de prótese ou até mesmo os dentes naturais se não forem bem higienizados podem levar a cáries e inflamação gengivais?

A prótese parcial removível, vulgarmente conhecida como Roach, quando realizada seguindo etapas corretas pode levar a um resultado excepcional e com custo muito mais acessível do que outras modalidades de tratamento.

O clareamento dental é uma modalidade de tratamento que atende a todos os pacientes?

NÃO! Clarear ou Branquear os dentes poderá ser feito de forma caseira (pelo próprio paciente) ou dentro de consultórios através dos aparelhos fotoativadores (laser). O importante é dizer que os produtos clareadores, atuam em dentes não nas resinas, restaurações pré-existentes, dentes tratados endodonticamente. Outro fator é que o material clareador provocar sensibilidade nos casos onde o paciente apresentar retrações gengivais. Clareamento é um procedimento clinico complexo que exige o acompanhamento de um profissional para eventuais ocorrências.

Não gosto das restaurações metálicas, as restaurações estéticas são uma boa solução? Devo trocar todas minhas restaurações?

Sed nec laoreet sem. Proin in velit diam. Morbi dictum ultricies magna ultricies vulputate. Cras tempus mi a mi gravida id egestas ante hendrerit. Proin mauris massa, congue volutpat vulputate gravida, adipiscing vel neque. Ut rutrum, mi sit amet fringilla adipiscing, mauris arcu porta sem, eu volutpat metus orci in tellus.

O que é Bruxismo?

O Bruxismo é um hábito de apertar ou ranger os dentes. Poderá ser realizado de forma consciente (diurno) ou inconsciente (noturno – durante o sono). O Tratamento para o hábito diurno, é a conscientização do hábito e procurar evitá-lo. O noturno não termos outra opção do que fazer uma placa rígida (dura) de uso noturno para proteção das estruturas anatômicas do sistema estomatognático.

A dentadura é o FIM?

Não! Próteses totais bem confeccionadas, seguindo todas as etapas necessárias de confecção, apresentam uma ótima solução de tratamento, melhorando a auto-estima, a função, a fonética e devolvendo o paciente ao convívio social.

O Roach estraga os dentes?

Qualquer tipo de prótese ou até mesmo os dentes naturais se não forem bem higienizados podem levar a cáries e inflamações gengivais. A prótese parcial removível, vulgarmente conhecido como Roach, devendo ser higienizados como dentes.